ENTREVISTA – José Luciano da Silva, de Itapecerica: “O Servidor tem amor em atender a população”
José Luciano da Silva, um dos fundadores e dirigente do SFPMIS (Sindicato dos Funcionários
Públicos Municipais de Itapecerica da Serra), é o entrevistado desta semana no site da nossa
Federação. Atualmente, o dirigente é o diretor de patrimônio da entidade e figura carimbada desde
a criação da instituição na luta pela permanência de direitos e de conquistas para o funcionalismo.
Aos 56 anos, o sindicalista é casado e cuida de uma grande família com sete filhos. Na Prefeitura,
José exerce o cargo de Chefe Administrativo de Ambulância. Desde seu ingresso no setor público,
o anseio em ter voz ativa para garantir a defesa do funcionalismo e poder ajudar os companheiros
de serviço já era manifestada no exercício da função. A seguir, conheça mais a jornada do dirigente.
Veja abaixo o bate-papo na íntegra com José Luciano:
José Luciano da Silva é atualmente diretor de patrimônio do SFPMIS, e é ativo em todas as mobilizações e paralisações da instituição1) Quais profissões você exerceu antes de
ingressar no funcionalismo de Itapecerica?
Tive várias experiências profissionais antes de me
tornar Servidor em Itapecerica da Serra. Dentre elas
vou destacar três: supervisor de produção na Robert
Bosch do Brasil, empresa de tecnologia automotiva;
líder de produção na Editora Ática, uma das editoras líderes em livros escolares na Brasil, e inspetor de qualidade. Em cada cargo pude agregar um pouco
mais de conhecimento e bagagem que trago até hoje.
2) Quando se tornou Servidor, qual foi a sua
percepção do setor público? Estava tudo certo?
Ao ingressar na Prefeitura, onde atualmente sou Chefe Administrativo de Ambulância, percebi que o serviço era um tanto quanto robotizado. Convivi com péssimas administrações no início de minha jornada no setor e, desde cedo, já percebia que não era só o funcionário público que perdia com um mau gestor, mas toda a cidade. Com isso, comecei a ter o desejo de fazer algo para mudar o cenário dos meus companheiros.
3) E qual foi a atitude que você tomou?
Nessa época já conhecia o atual presidente do Sindicato, meu amigo e companheiro Adalberto Félix. Não tínhamos nenhuma entidade que pudesse defender os direitos dos Servidores. Foi então que nós concordamos em fundar a Associação, mesmo com poucas condições. Logo, os companheiros acreditaram em nosso trabalho e tempos depois a instituição se transformou no Sindicato. Foi um início bem complicado, pedíamos ajuda dos Servidores pessoalmente para manter a entidade. Aos poucos nos estabilizamos e conseguimos andar com as próprias pernas. Hoje, somos reconhecidos pelo Servidor e pela Prefeitura.
4) Como dirigente, quais são as características necessárias para uma boa gestão?
É preciso ter compromisso com os ideais e com todos os Servidores que são representados na cidade, principalmente os associados. O dirigente deve saber que a sua pessoa sempre representa o Sindicato e, por esse motivo, deve passar credibilidade, segurança e buscar melhorias efetivas para o funcionalismo. Tudo isso facilita a gestão e estreita a relação entre entidade e categoria dia após dia.
5) Quais conquistas você destaca desde que se tornou diretor?
Não tem como fugir da principal: a conquista da sede própria e da Área de Lazer exclusiva para associados. Após muita dificuldade, com muito empenho e dedicação da diretoria, podemos dizer que somos independentes para atender os Servidores e conceder um lugar especial para o trabalhador usufruir bons momentos com sua família, amigos e companheiros de trabalho. Fora isso, temos grandes vitórias na Justiça, Campanhas Salariais que foram bem sucedidas, entre outros ganhos.
6) E sobre quais ações futuras você pode comentar?
Ano a ano lutamos por melhores salários. Essa luta continua, mesmo em tempos que ainda sofremos com a crise. A atual Administração prioriza o diálogo até o momento e, dessa forma, conseguimos ter mais espaço para negociar. Além disso, buscamos a manutenção de direitos, melhorias pontuais nas codições de alguns setores e a ampliação da sede social com quadra de futebol e outros itens.
7) Como conheceu a Fesspmesp?
Foi através do próprio presidente Adalberto. Ele apresentou o trabalho efetivo da Federação e como ela iria auxiliar nos trabalhos feitos em Itapecerica. Sem dúvida foi uma das melhores escolhas para o crescimento do Sindicato na cidade. Temos respaldo total nas ações e lutas travadas por melhorias. A Fesspmesp ainda tem muito a crescer, pois conta com uma equipe de pessoas muito competentes.
8) Como avalia o trabalho do presidente Aires Ribeiro?
Fico abismado com a dedicação e engajamento do presidente Aires. É algo que devemos aplaudir de pé. A prestatividade dele a todos os Sindicatos filiados, não importa o tamanho nem a distância, é exemplar. Aqui em Itapecerica, sempre que precisamos de apoio, Aires marcou presença e pôde fortalecer nossas ações. O funcionalismo do Estado de São Paulo está muito bem representado.
9) Qual sua opinião referente ao cenário corrupto do País?
Acho que o único caminho para que o quadro mude é através do voto. A população deve se conscientizar e pensar muito bem em quem vai eleger para comandar o Brasil, não só o presidente mais todos os demais cargos políticos. Vivemos hoje a consequência de escolhas erradas, embora muito seja causado pela raiz de corrupção que já perdura há anos. Pesquisar sobre os candidatos é algo primordial para qualquer eleição. Assim, diminuiremos o número de pessoas erradas na política.
10) Deixe uma palavra positiva para os Servidores de Itapecerica.
Digo aos Servidores que nenhuma profissão significa tanto quanto poder ser útil ao próximo. Nós, funcionários públicos, temos amor em atender necessidades da população e o fazemos com o maior prazer. Vestimos a camisa e temos essa entrega pelo trabalho em nosso sangue. Contem sempre com o Sindicato para auxiliar, apoiar e lutar por vocês. Estamos de portas abertas para recebê-los.