Home Home Home Home Home Home Home

Entrevista São Paulo, 7 de abril de 2015
Roseli Pereira, de Mogi Guaçu - "Melhor arriscar
coisas grandiosas do que a certeza do pouco"

Roseli é uma mulher engajada no mundo sindical. Está sempre disposta a lutar pelos interesses do setor público

Nossa seção de entrevistas neste mês é especial para as mulheres. Estamos entrevistando diversas lideranças femininas que fazem parte do nosso time de filiados. Em março, já entrevistamos Claudete Oliveira, de Itirapina, Elisabete Spinelli, de Espírito Santo do Pinhal, e Clícia Mara Damaceno, de Itaquá. E, desta vez, a entrevistada será Roseli Pereira.

Roseli tem 51 anos e é tesoureira do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mogi Guaçu (Sindiçu). Tem dois filhos e um netinho. Ela está no serviço público há mais de 20 anos e seu cargo na administração é Escriturária. A sindicalista em conversa com nossa equipe contou um pouco da sua vivência no funcionalismo e valorosas experiências.

Acompanhe a entrevista:

1) Conte-nos sobre seu ingresso no Serviço Público e na militância sindical.
Antes mesmo de entrar no serviço público, aos 15 anos já participava da militância partidária. Sempre quis mudar as coisas para melhor. Sempre procurei fazer a diferença e não ser conformada com desmandos, tanto da administração municipal quanto de qualquer ordem. Sempre trabalhei e sempre quis fazer bem aos outros. A transição para a militância sindical foi natural, pois identifiquei o anseio de apoiar os companheiros Servidores.

Em 1994, fui aprovada em concurso público e iniciei na área de Recursos Humanos (RH), como Escriturária. Depois, por quatro anos fui coordenadora do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Em 2005, ingressei no Sindicato e, desde 2010, sou a primeira tesoureira. No ano passado nossa chapa foi reeleita para um novo mandato de cinco anos.

São mais de 20 anos no serviço público. Mulher batalhadora com muitos dias de luta e de glória

2) Quais as principais dificuldades encontradas pelo Servidor em Mogi Guaçu?
Posso destacar a falta de perspectiva que vemos da administração em avançar. Tanto para o funcionalismo quanto para a população, o governo municipal está estagnado. Não avança em melhorias alegando sempre dificuldades deixadas pela administração passada. Porém é preciso resolver e não apenas apontar culpados.

Temos lutado muito para trazer uma nova realidade para os companheiros. Temos recebido reclamações, denúncias e feito o máximo para mudar a situação, mas precisamos que o governo faça a parte dele. Não descansamos nessa luta pelo melhor para a categoria.

3) Como é a relação do Sindiçu com a prefeitura?
Uma relação de respeito mútuo. Nós não nos digladiamos, porém, nessa relação de normalidade, nos reunimos bastante. Infelizmente, nos últimos tempos, não avançamos nas reivindicações pelo fato da prefeitura não acatar os itens que encaminhamos para que seja feita uma contraproposta.

O melhor é que não temos uma “guerra declarada” com o prefeito, como ocorre de forma JUSTA em outras cidades, que não sucumbem a desmandos. Então somos recebidos para conversar. Mas queremos que o diálogo se transforme em ganho concreto para o Servidor. Para isso saímos à luta diariamente.

4) Entre mobilizações e greves, qual movimento foi para você o mais marcante?
Sem dúvida o mais marcante foi a greve de 2011. Para ter uma ideia, na assembleia geral para deflagração da greve tínhamos mais de 500 pessoas. Todas com o mesmo objetivo, acreditando e se unindo. Foi gratificante. Uma honra ter estado ali na linha de frente com toda diretoria do Sindicato. O Servidor de Mogi mostrou a sua força.

Muito mais coisas aconteceram. Mobilizações, assembleias, reuniões com a administração, enfim. São tantas coisas vividas. Momentos marcantes e que transformaram a vida do Servidor. Ser parte disso é uma motivação sem tamanho para continuar no movimento.

5) Como você avalia a sua atuação na Federação?
Tem sido muito positivo. Sempre que nós dirigentes somos chamados é com prazer que vamos apoiar greves, organizar eleições e auxiliar em passeatas. Isso é recíproco em todos os companheiros. Sempre que precisamos pudemos contar com a presença deles em nossa cidade.

Eu quero e sei que posso contribuir com mais. Nós mulheres temos ganhado cada vez mais espaço na Federação e sei que isso reflete no bom desempenho que a entidade tem tido em todo estado. O presidente Aires e toda diretoria contam com meu apoio para fortalecer cada vez mais nossa família.

6) Neste mês da mulher, compartilhe conosco qual exemplo feminino mais lhe inspira.
Sem dúvida, minha mãe é meu grande exemplo. Trabalhadora, guerreira e pronta para defender o que acreditava. Ela viveu em uma época difícil para as Mulheres. Sempre me ensinou e a toda família a ter respeito, amor, educação e acima de tudo a arriscar pelo que acredito. Por isso, neste mês tão especial, minha homenagem é para ela. Minha mãe, Minha inspiração!





Roseli Pereira é exemplo de participação ativa nos eventos da Fesspmesp em prol da vida do Servidor

7) Qual a importância da qualificação para o dirigente sindical?
Ter uma boa qualificação é primordial. É preciso se atualizar sempre. Nesse ponto temos o apoio da Federação que ministra diversos cursos ao decorrer do ano. Também temos de procurar fontes confiáveis de pesquisa para nunca falharmos na entrega de informação para o Servidor. Um bom bate-papo com advogados especialistas no serviço público já clareia muitos temas.

Eu, por exemplo, comecei o curso de Gestão Pública pela Unisul. Estou tendo vislumbres de coisas já vividas e aprimorando, e muito, meu conhecimento. Uma visão ampla do cenário atual no Brasil e no mundo. Uma oportunidade de trazer para o Sindicato um conhecimento verdadeiramente agregador.

8) Junto com o Mirinho, a diretoria tem feito muito. Quais são os anseios para 2015?
Diante do quadro atual do País e com essa crise econômica que se apresenta, os nossos anseios são os de manter o poder de compra em 2015. Queremos, pelo menos, garantir o reajuste salarial pelo índice da inflação e manter os benefícios tais como plano de saúde, cesta básica, gratificações, etc. Temos lutado também para em breve ampliar nossas parcerias e poder oferecer novas vantagens para os sócios.

9) Nos conte sobre a organização do trabalho de base do Sindicato.
Nosso trabalho de base é feito próximo aos trabalhadores. Seja por visita aos setores de forma constante, boletins informativos, mensagens de texto nos celulares ou mesmo através do site, Facebook e grupos no WhatsApp. Chegamos à base com facilidade. 

10) Como você consegue conciliar seu trabalho no Sindicato, Federação e sua casa?
A sociedade mudou muito. Os filhos precisam aprender a ser autossuficientes. Mesmo assim costumo dizer que sou mãezona e mimo demais meus pequenos, já não tão pequenos assim (risos). Estou sempre atenta, cuidando, resolvendo os problemas, mesmo que a distância, e dou conta, afinal, sou Mulher!

11) Deixe uma mensagem para os amigos da Fesspmesp.
Minha professora de administração pública, postou essa mensagem em seu perfil no Facebook na última semana. Acredito que tem tudo a ver com o nosso dia a dia. "É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espirito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitórias nem derrotas." Theodore Roosevelt.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS ENTREVISTAS

Continue bem informado. Saiba mais sobre a Fesspmesp por meio das redes sociais - Facebook, Instagram, Youtube, Flickr e Twitter. Sua participação é fundamental para divulgarmos nosso trabalho em todo o País. Contamos com o seu apoio!

As mulheres estão cada vez mais conquistando seu espaço na sociedade e no sindicalismo não é diferente

Confira mais notícias

 
Manoel Dias, ministro do Trabalho e Emprego, concede entrevista para a TV Fesspmesp
 
Mais informações

Estrutura da Federação

Secretaria da Mulher

Cursos preparam lideranças

Filie-se à Fesspmesp

Fundação de Sindicatos

Nossa Certidão Sindical

Arquivo de publicações
 
Jornal da Fesspmesp
Clique e veja jornais anteriores